Resenha: Especial

by - maio 30, 2020



Especial / Autor: Ryan O'Connell / Editora Galera Record / 224 páginas

⭐⭐⭐
Sinopse do Skoob: O livro que deu origem à série Special, da Netflix.
Como se os desafios de ser um jovem gay com paralisia cerebral não fossem o bastante, Ryan O’Connell viveu todos os clichês de um Millennial. Ele passou a segunda década de sua vida estagiando para divas delirantes, engolindo todos os remédios que conseguia encontrar pelo caminho e tentando achar o amor verdadeiro — coff coff — no Grindr. Mas depois de tanta tentativa e erro, Ryan pode dizer, com propriedade, que mancou elegantemente todo o caminho para a vida adulta. Especial, seu (hilário) relato autobiográfico, é uma reflexão sobre o mundo cruel que espera jovens de vinte e poucos anos superprotegidos pelos pais e uma lição de como encontrar a si mesmo em meio às disputas por likes e seguidores.

Como diz na sinopse, o livro deu origem a série Special, da Netflix,  mas o que me chamou atenção mesmo foi ler na sinopse: "os desafios de ser um jovem gay com paralisia cerebral". Então, eu nem quis saber de mais nada, simplesmente fui atras do livro e li, porém, não foi tão bom assim, pois, por inúmeras vezes quis abandonar a leitura, mas queria saber como seria o andar da história e isso me fez ficar firme na leitura.

Reinvenção nem sempre é sinônimo de amadurecimento. Às vezes é apenas sobre desistir e se tornar a pior versão de si mesmo.

A historia traz a vida de um jovem gay, com paralisia cerebral. O livro é narrado pela visão do jovem, onde encontramos um rapaz com grande sonho de achar seu espaço no mundo editorial, porém, nem ele se conhece e se aceita, então, o livro traz um autorreconhecimento e autoaceitação, sem aquelas frases de efeito e sem aqueles tapas na cara que nos faz parar para pensar em como anda nossa vida ou no que devemos melhorar.

Mentiras podem alavancar sua autoconfiança, podem fazê-lo ser aceito por um grupo de amigos e conseguir uma transa, mas nada, exceto a verdade, sobrevive.

O autor mostrou a escolha que o personagem tomou e não fez algo "palatável" para muitos talvez isso incomode, mais no geral é um livro que não choca, assim bem normal. O caminho que Ryan escolheu, no inicio era um caminho normal que muitos jovens escolhem, porém ele se envolveu com álcool e drogas e não achava resposta para o que ele queria, onde na verdade nem ele mesmo sabia o que queria... Outra coisa que o autor mostrou foi o Milennial, onde até o momento da leitura desse livro eu não sabia o que era, mas uma rápida pesquisa no Santo Google descobri que são os jovens que vivem e respiram tecnologia, ou seja, não sabia que era e não sou uma Milennial, mas conheço vários.... O livro mostra o quanto isso é importante para eles, o quanto um like ou o numero de seguidores faz você ser mais visto ou mais querido.

Quanto mais criativa é a vida virtual, mais negligenciada fica a real.

Em suma eu gostei do livro, foi um livro Ok!! Pensei que  seria  algo mais emotivo, com lição a nos ensinar, mas não, foi uma leitura e uma história comum, mesmo sendo um gay com paralisia cerebral o personagem principal, sem preconceito que fique claro!!!!! 

Recomendo a leitura, mas talvez a serie da Netflix seja melhor. Se caso eu assistir venho trazer o que achei.

Eventualmente, você se dá conta das consequências de suas ações e, assim que acontece, sua juventude exala o ultimo suspiro. Acontece com todo mundo... a realização de que a vida é algo real, não um cinzeiro para apagar seu cigarro.

You May Also Like

11 comentários

  1. Oi amora.
    Achei a premissa do livro sensacional! Um menino gay com paralisia cerebral ,pena que o livro não conquistou tanto assim.
    Poderia ser mais explorado :(

    ResponderExcluir
  2. Oii!

    Poxa, o livro tem um plot incrivel, pena que não foi bem trabalhado pelo autor. Depois de ler sua resenha, já sei que não tenho interesse em ler a obra. Talvez começar a série, mas não sei tbm...

    gostei da sua sinceridade!

    Beijinhos,
    Ani
    www.entrechocolatesemusicas.com.br

    ResponderExcluir
  3. OLá, tudo bem ?
    Quando vi, também fiquei curiosa e animada em ler, mas desisti logo no começo da resenha. Acho que não existe coisa pior do que um enredo com enorme potencial ser tão mal aproveitado. Acho que vou ver a série para ver se foi mais aproveitada.
    Beijos
    www.estilo-gisele.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. A sua resenha não me animou muito em conhecer esse livro, embora eu goste da temática lgbt em livros. Parece que é o tipo de livro que eu chamo de "morno", aquele tipo de livro que quando terminamos de ler pensamos: tá, acabou!, mas sem emoção nenhuma. Essa dica vou passar : )

    ResponderExcluir
  5. Oi, Brubs.
    Confesso que não sou uma pessoa antenada em séries, então nem sabia que esse livro tinha sido adaptado. Eu li a sinopse quando ele foi lançado e não me animei a ler! Não é algo que me anime nos últimos tempos! Tenho dado preferência a suspenses policiais ou romances românticos...
    Beijos
    Camis - blog Leitora Compulsiva

    ResponderExcluir
  6. Oi, tudo bem?
    Vou te confessar que estou com esse livro parado na estante desde que foi lançado e não sinto a menor vontade de ler. É bem diferente, principal por trazer um protagonista com paralisia cerebral, mas a trama em si não me atraiu. Mas achei uma pena que a leitura não te emocionou como você esperava. É tão ruim quando temos expectativas para uma leitura e elas não se confirmam né? Mas que bom que pelo menos foi uma boa leitura.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  7. Oi!
    Não conhecia esse livro, a gente cria certas expectativas e nem sempre é aquilo que o autor trás isso nos aborrece é assim comigo também. O enredo parece ser bom, talvez o personagem deveria ter sido mais trabalhado, mas assim mesmo gostei muito da sua resenha e parabéns por sua sinceridade, obrigado pela dica!

    ResponderExcluir
  8. Eu tive a mesma sensação que você quando li. Apesar da premissa do livro ser interessante, infelizmente ela também não funcionou para mim. Pensei também em abandonar a leitura muitas vezes.

    ResponderExcluir
  9. Nossa, que história incrível!!! Parece ser um enredo emocionante que prende o leitor na obra o tempo todo. Pelo que li na resenha,parece que a história nos passa algumas mensagens de superação, não sei se estou enganado. Anotei a dica.

    ResponderExcluir
  10. Oi Bru!!

    Eu li sua resenha e entendo perfeitamente sua frustração kkkkkk me senti assim ao ler um livro da RuPaul, a verdade é que esse livro nun ca foi para trazer mensagem de sensibilização e nem para ensinar algo, o Ryan queria contar a história de vida dele e claro debochar um pouco dela ao mesmo tempo, como eu disse quando nos falamos quando começou a leitura, eu AMEI o livro porque eu sou gay e millenial, então eu me identifiquei demais com a leitura. Achei em certos pontos o livro um pouco "obscuro", mas, no fim entendi porque no fim é uma realidade eu não vivi, mas, conheço quem viveu!!

    Beijos!
    Eita Já Li

    ResponderExcluir
  11. Ahhhh e sobre a série da Netflix, pode assistir em paz, porque sem dúvidas você vai gostar e preferir, primeiro porque cada Episodio tem 15 min e segundo porque ela é MUITO mais soft do que o livro kkkkkk

    ResponderExcluir

Obrigado pelo seu carinho!!! Volte sempre