Leitura Coletiva: O peso do pássaro morto

by - maio 03, 2020

Autora: Aline Bei
Páginas: 168
Ano: 2017
Editora Nós
3 estrelas

Sinopse: Em “O peso do pássaro morto”, acompanhamos uma mulher que, dos 8 aos 52 tenta, com todas as forças, não coincidir apenas com a dor de que é feita. Um livro denso e leve, violento e poético, “simultaneamente claridade de vidro e ponta aguda de faca”, diz- -nos a orelha de Micheliny Verunschk. Afiado, O peso é feito de palavras e do vazio que elas desenham na página. No silêncio, no corte, o livro comprova que a dor e a poesia estão nos detalhes. Não poderia ser de outro jeito um livro que nasce com a morte de um canário, nas mãos, “minha mãe pediu pra cortar a unha dele. E ele morreu, de susto”, conta Aline. A morte vive em cada palavra d’O peso, onde vive também Aline, paulistana de 1987, formada em Letras e em Artes Cênicas, editora e colunista do site cultural OitavaArte. O peso do pássaro morto e ela se tocam, sobretudo, em um jeito de ver o mundo, “sem querer entender tanto”. Em dias tão pouco propensos ao feminino, o romance de Aline Bei dá corpo a uma coleção de dores sobre a força e a solidão de ser mulher, hoje.

Esse foi o livro escolhido para a leitura de março do grupo de leitura coletiva no qual participo teve que ler. Não conhecia o livro, muito menos a autora, mais pesquisei sobre e gostei viria pela frente. Minha leitura foi feita por ebook, a leitura foi bastante rápida e fluida, conclui a leitura em poucos dias, menos o trabalho e faculdade tomando conta da maior parte do meu dia. Mas o falar da leitura....

O livro conta a historia de um mulher, que tinha tudo para ser feliz, mais passou por poucas e boas, teve um gravidez não desejada, trabalhava em lugar que não gostava, ou seja, sua vida era empurrada pela barriga, tinha uma vida triste, era sozinha, não tinha uma boa relação com o filho. Até que um dia ela acha um amigo e descobre o verdadeiro sentido do amor, amizade e felicidade e percebe tudo que perdeu. E é dai que percebemos um lado todo poético e melancólico, será que estamos feliz com nossa vida? Estamos realmente satisfeitos? O livro nos dá vários tapas na cara e nos olhar para nos mesmo! Cada um que ler esse livro o sentira de uma maneira e isso lado baca dele.

 Se você não, leia! Se já leu conta o que achou.


E sobre o grupo de leitura coletiva nossa leitura de maio será: 

Novo romance da autora do best-seller Senhorita Aurora. Fragilizada pela morte da mãe e a miséria na Itália, Angelina aceita a proposta de um estrangeiro rico que oferece não só casamento, mas também conforto para seu pai e sua irmã caçula. Decidida a ajudar a família, ela embarca para um país distante tendo como companhia somente a escrita e os romances que ama, já que durante a viagem o marido se revela muito diferente do príncipe que sonhou um dia conhecer. Vincenzo também tem o Brasil como destino e, por uma traição, vê seus sonhos roubados logo que desembarca no novo país. E é na fazenda de um barão do café, onde Angelina é senhora e também vítima do marido cruel, que Vincenzo acaba achando trabalho. Em meio a encontros e conversas nasce entre ambos uma amizade verdadeira e uma paixão secreta que pode colocar em risco não apenas a vida deles, mas também a segurança de outras pessoas. Vincenzo e Angelina teriam coragem o bastante para esquecer as proibições, passar por cima dos perigos e viver esse grande amor?

You May Also Like

13 comentários

  1. Oii
    Não conhecia esse livro mas realmente parece ser bem interessante.

    Beijos!
    https://focadasnoslivros.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Ooi,
    Não conhecia o livro mas parece interessante, só achei sua resenha tão rapidinha... Queria saber um pouco mais sobre os personagens!

    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Olá Brubs,


    Não conhecia esse livro e muito menos a autora, a sinopse já é tensa, mas vejo que o final da história é mais leve, gosto do gênero, dica anotada.

    Beijos.


    http://devoradordeletras.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  4. Olá, como estão as coisas?

    Eu li algumas resenhas recentemente sobre essa obra, mas acabou que ela não me interessou. Quando eu vi o título pela primeira vez, eu achei que se tratava de algo totalmente diferente, não sei nem explicar haha. Adorei a sua resenha!

    Abraços!
    www.acampamentodaleitura.com

    ResponderExcluir
  5. Olá, tudo bem? Estou vendo falarem bastante desse livro nos últimos dias, e parece ser uma leitura muito interessante mesmo. Adorei a resenha, e fiquei louca pra ler a obra, principalmente depois de saber que ela dá uns "tapas na cara", haha.

    Beijos,
    Duas Livreiras

    ResponderExcluir
  6. Eu ainda não conhecia esse livro, espero que nessa quarentena eu tenha um bom tempo para essa leitura. Porque eu gostei muito da história

    ResponderExcluir
  7. Olá, tudo bem? Não conhecia o livro, porém fiquei curiosa! Leituras Coletivas é sempre maravilhoso pois sempre temos a noção de várias perspectivas sobre uma mesma história! Adorei! E espero que curta a próxima leitura do grupo. Eu já li e achei super bacana <3 Ótima postagem!
    Beijos

    ResponderExcluir
  8. Oi, Brubs!
    Esse livro vem sendo bastante comentado ultimamente, não?
    Desde que ele foi lançado que eu tenho interesse na história, mas eu não fazia ideia do que se tratava. Agora lendo a sua resenha, tive uma melhor ideia do que se tratava e continuo querendo lê-lo.
    Bjss

    Oi, Gleydson!
    Eu adoro a escrita da Colleen, mas o meu favorito continua sendo Um Caso Perdido. Já li diversos livros dela, e nenhum conseguiu superar.
    Sobre Verity, eu já o comprei, mas ainda não tive a oportunidade de ler. Apesar de todo mundo ter falado bem dele, vi algumas reclamações parecidas com a sua sobre o excesso de cenas de sexo.
    Tenho um pouco de receio com esse livro, já que é a primeira vez que a CoHo está escrevendo um gênero diferente.
    A cada livro que leio dela, vou ficando um pouco mais decepcionada, pois, depois de Um Caso Perdido, não li nada tão bom dela.
    Acho que preciso dar uma tempo das histórias dela, para não chegar um ponto que eu não consiga mais ler nada dela.
    Bjss

    http://umolhardeestrangeiro.blogspot.com/2020/05/resenha-shakespeare-and-company.html

    ResponderExcluir
  9. Ainda não tive a chance de ler esse livro, mas li ótimas críticas sobre ele.
    Não sei se faz o meu estilo, mas vou deixar a dica anotada e ver se acho o primeiro capítulo disponível para experimentar!
    Beijos
    Camis - blog Leitora Compulsiva

    ResponderExcluir
  10. Oi, Brubs!
    Não conhecia esse livro, achei bem bacana a sua resenha sobre ele, por isso vou pesquisar sobre ele para saber mais!
    bjs
    Lucy - Por essas páginas

    ResponderExcluir
  11. Eu AMO leitura coletiva hahaha já fiz uma de "lágrimas de amor e café" e foi maravilhosa. Espero que esse livro te conquiste tanto quanto me conquistou. Em relação a outra obra, ainda não tive a chance de ler, mas parece muito boa.

    Beijos,
    Blog PS Amo Leitura

    ResponderExcluir
  12. Olá, tudo bom?
    Já tinha visto a capa de O peso do pássaro morto por aí, mas não sabia ao certo do que se tratava o livro. Fiquei bem curiosa para realizar a leitura, adoro leituras que nos fazem refletir. Lágrimas de amor e café eu já li e gostei, apesar de não ser um favorito da autora. Boa leitura!
    Beijos!

    ResponderExcluir

Obrigado pelo seu carinho!!! Volte sempre