Resenha: Suzane - Assassina e Manipuladora

by - abril 02, 2021

 


Autor: Ullisses Campbell/ Páginas: 280 / Editora Matrix / lido por ebook

Sinopse: Suzane Louise von Richthofen é uma lenda do mundo do crime. Em 30 de outubro de 2002, ela abriu a porta de casa para guiar os matadores dos seus pais. Enquanto dormiam, Manfred e Marísia morreram com dezenas de pauladas, desferidas pelo namorado de Suzane e pelo irmão dele, Daniel e Cristian Cravinhos. O crime abalou o país. Pela monstruosidade, a assassina recebeu dois vereditos: o primeiro saiu do Tribunal do Júri em 2006, quando foi condenada a 39 anos de cadeia. A segunda sentença foi proferida pelo Tribunal do Crime, existente dentro das penitenciárias. A comunidade prisional não perdoa pedófilos, estupradores, nem filhos que matam os pais. A menina rica, branca e de cabelos loiros foi condenada. As mulheres sanguinárias do PCC receberam a missão de matá-la dentro da Penitenciária Feminina da Capital, ainda nos anos 2000. Esperta, extremamente manipuladora, Suzane sobreviveu. Este livro esquadrinha o caminho que a criminosa trilhou desde que foi presa pela primeira vez até o momento em que começou a sair da prisão. Para detalhar a vida da assassina, o repórter Ullisses Campbell realizou dezenas de entrevistas e mergulhou nos emaranhados universos do Direito Penal e da Psicologia Forense. A obra mostra uma Suzane que deseja se casar no religioso, virar pastora evangélica e que nutre um sonho agora revelado.

Nem precisa falar muito dessa história que chocou o pais. não é verdade? Quando esse livro na hora já baixei pro kindle e já comecei a ler. O livro é feito por um jornalista que correu atrás da história de Suzane, entrevistou varias pessoas e montou a história, porém infelizmente o jornalista não conseguiu falar com a Suzane e ele explica no inicio do livro. 

No livro mostra com clareza a frieza de Suzane, em como ela é obcecada, calculista e não tem medo de nada, tem uma mente que trabalha sem descanso arquitetando as coisas. Os Irmãos Cravinhos também sempre sonhando alto, os pais de Suzane são típicos padrão da alta sociedade, mas nada explica a violência cometida a eles. 

- A morte é a morte. É a desaparição do ser vivo. Na minha opinião, nada justifica o decesso. Não há nada que justifique, sabe? A morte é a morte. Matar seus pais não é justo.

O livro é de uma leitura corrida e fácil, tem algumas passagens que ficam mais cansativa, porém não atrapalha o andamento da leitura. É uma leitura que indico para todos que não conhece a trágica história e para quem conhece tirar suas duvidas de tudo que acontece no dia e depois dele.

"O amor era um sentimento ligado de uma maneira secreta à emoção da morte".

Outros quotes: 

(...) nós gostamos e desgostamos das pessoas por fatores alheios à nossa vontade? Não! Tudo na vida é uma escolha. Várias portas se abrem à sua frente e você escolhe em qual entra...

As pessoas não têm noção do poder das palavras. Elas podem te enaltecer se vierem em forma de elogio. Mas elas ferem, sangram e deixam mascas profundas se forem ditas para humilhar.

You May Also Like

9 comentários

  1. Ooi
    Tenho idade suficiente para ter acompanhado essa história na época e realmente ainda acho fico chocada com a frieza dela. Quero ver o filme quando sair.

    Sil
    blog kzmirobooks.com • Siga no Instagram: @kzmirobooks
    Top comentarista valendo a saga Harry Potter

    ResponderExcluir
  2. Pois é menina, e que história dessa Suzane.
    Eu era criança na época, mas me lembro muito de não se falava de outra coisa. Hoje, mais velha, já pesquisei muito sobre o caso, li materiais de diversos tipos, documentários, li um livro maravilhoso da Elana Casoy, que comentou sobre o caso, cena por cena. É um ambiente que me envolvo demais, sobre assassinatos e serial killer em geral.
    Quero muito ler a versão deste livro, já está na minha lista de desejados! Ah, e não vejo a hora de poder ver o filme, espero não me decepcionar.

    Gabrielle Garcia
    https://bibliotecandoblog.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. Lembro da época do crime e do quanto foi chocante quando dias depois a policia descobria os culpados. Acho um pouco de oportunismo explorar isso através da mídia e da literatura, mas tenho que confessar que fiquei mega curiosa pra ler o livro.
    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Estou querendo ler esse livro para ser uma espécie de complemento para quando o filme sair. Gosto muito de livros que trazem uma visão sobre certos acontecimentos marcantes num país ou localidades, tenho esse interesse criminal. Quero demais!

    ResponderExcluir
  5. Olá, tudo bem? Até hoje fico chocada com esse caso, por isso ler um livro sobre seria realmente impactante. Não conhecia a obra em si, porém fiquei curiosa acerca pois pode ter informações que ainda não tivesse conhecimento. Ótima resenha!
    Beijos

    ResponderExcluir
  6. Oi!
    Eu lembro dessa história me chocou muito com a frieza como Suzane planejou junto com seu namorado o assassinatos dos pais, demorou para eu acreditar em tudo que ouvi e vi. Não sei se irei ler esse livro, mas agradeço por sua dica, parabéns pela resenha, bjs!

    ResponderExcluir
  7. Oi Brubs, sua linda, tudo bem?
    Essa é uma história que realmente surpreendeu a todos. Eu não sei sinceramente nem o que dizer, pois quando sai do campo da ficção, a gente fica paralisada. Não dá para acreditar que alguém na vida real possa fazer algo assim. Acho que não leria o livro, pois não me faria bem, sabe.
    beijinhos.
    cila.

    ResponderExcluir
  8. Oi, tudo bem?
    Eu não conhecia esse livro ainda, mas confesso que é o tipo de leitura que eu não faria. Esse crime foi tão brutal e chocante que só de pensar no que estava por trás e na frieza da Suzanne já é de embrulhar o estômago. Então, não tenho interesse em saber mais sobre o caso. Mas para quem não conhece ou se interessa pelo assunto, deve valer a pena.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  9. Quero demais ler essa obra para saber detalhadamente o que essa moça fez, parece ter muitas surpresas nessa obra que irão chocar o leitor. Espero estar lendo em breve.

    ResponderExcluir

Obrigado pelo seu carinho!!! Volte sempre